segunda-feira, 20 de julho de 2009

Querem iludir quem?!






Licenciatura em Computação!

Em se tratando de educação, certas coisas me impressionam, mas nada comparado ao descaso da nossa gloriosa UNIJUI com a educação, particularmente falando do meu extinto curso de LCO Licenciatura em Computação. Comecei meu curso, maravilhado com a classe docente da minha matéria. Professor Odaylson Elder, dinâmico, grande estudioso e conhecedor das metodologias de ensino informatizado, da história do ensino e convidado a sair da instituição, o que o fez, pois sabia o que iríamos passar e da maneira como iríamos concluir nosso curso. Tivemos grandes discussões em grupos sobre as metodologias e ele abriu nossas mentes para algo que nunca imaginaríamos estar dentro, ou seja, estávamos estudando para sermos precursores das novas metodologias do ensino, no que se refere à educação informatizada! Isso! O que chamam de educação informatizada hoje, não passa de uma tentativa frustrada de uma metodologia mal estudada e elaborada.

Outro professor convidado a sair (demitido) da UNIJUI, o Professor Evandro Blume. Grande batalhador da nossa turma LCO, das novas metodologias do ensino, da maneira como realmente se deve ver a Internet, softwares e estudos na área. Ele sempre nos questionava, fazendo com que nossas opiniões viessem à tona e assim, nos orientava nos melhores caminhos e procedimentos.

E agora?! Estamos à mercê de professores (doutores) técnicos, professores que vão nos passar a informática nua e crua. Informática que todo mundo ensina. A informática que não procura trabalhar o acadêmico para a informática educativa. Estamos órfãos, e ainda estamos convidados a nos formarmos o mais rápido possível, pois a cada semestre, cadeiras nos são impostas (última oferta) para que nos graduemos urgentemente! Somos sobra de alguém que um dia, teve a feliz idéia de formar professores na área da informática educacional, de alguém que assim como eu é visionário e sabe que o futuro da educação passa pela informatização e o uso da TI. De alguém que sabe que o governo federal (também prevendo o futuro do ensino nesse sentido), destina desconto de 25% na mensalidade para quem cursar nosso curso. De alguém que não concorda com o que chamam hoje de ensino. De alguém que agora está sentindo-se demitido.

Alunos hoje se formam em suas respectivas áreas de licenciatura e vão às salas de aula, sem terem conhecido laboratórios de informática, sem conhecer ou estudar softwares educacionais de suas futuras funções, sem ter conhecido metodologias informatizadas. Dá a entender que os professores de suas cadeiras quando na faculdade, não utilizaram essas metodologias. Mas então algo evidente bate aos meus olhos! Enquanto essa roda do antigo ensino ficar a girar, nada poderá ser implantado! Explico; professores que ainda insistem em formar seus alunos no sistema que eles foram formados, ou seja, sem computadores, sem Internet, sem metodologias e que ainda por cima não se aperfeiçoaram e não se aprimoraram nas metodologias de ensino informatizado, formam novos professores. E esses novos professores que hoje estão se formando, terão valorosos 30 anos de trabalhos prestados à educação, no sistema da roda.

Dai temos laboratórios de informática nas escolas obsoletos, sistema operacional “detestado” pelos professores da roda, o “Linux”, e alguns professores que ainda tentam usar as salas, mas dizem “que os alunos só querem saber de salas de bate papo, mensagens instantâneas e comunidades de relacionamento”. Poucos sabem de softwares educacionais de várias matérias, que rodam em CD ou DVD, e que os mesmos não permitem saírem do programa, sem senha de acesso. Ou seja, que o software coordena e direciona o estudo e as consultas do aluno naquela respectiva matéria.

Por tudo isso, me sinto desolado! Com meus 38 anos e um pouco de experiência de vida, achei que estava fazendo um curso que realmente me faria feliz! Doce ilusão! Vamos em frente!qU

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Franco. Sou mais um destes descontentes, apenas olhando o barco afundar e junto com ele, vai as nossas esperanças de tornar a escola um meio prazeroso de se aprender. O último suspiro do nosso tão sonhado curso foi a demissão do professor Evandro, que sempre nos ajudou e nos estimulou a encarrar o curso com dignidade e amor. É meu amigo, as portas estão se fechando, mas não iremos desistir tão fácil, e ainda seremos reconpensados por isso. Deixo aqui o meu forte abraço aos PROFESSORES ODAYLSON E EVANDRO, que com certeza fazem a diferença no ensino, gostaria de ser alunos de vocês novamente, e quem sabe, num futuro não tão distante, colega. Técnicos dando aula, tô fora!

    ResponderExcluir